O prefeito Donizete Antonio dos Santos, juntamente com uma comitiva formada por demais prefeitos dos municípios e vereadores do noroeste mineiro, estiveram em Brasília nesta terça-feira (20/03).
O objetivo era sensibilizar senadores sobre a importância da Bonfinópolis de Minas na área da Sudene onde ao todo são 82 municípios mineiros dos vales do Rio Doce e Mucuri e regiões Noroeste e Central.
Na ocasião a comitiva foi recebida pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), relator do projeto, que entende que a inclusão dos municípios relacionados na área de atuação da Sudene possibilitará às prefeituras o acesso a linhas de crédito especiais, a incentivos fiscais e aos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, criando oportunidades de emprego e renda. Segundo Aécio, esses municípios foram indevidamente excluídos da Lei Complementar 125/2007, que define a área de atuação da Sudene.
Já no seu nascedouro a Sudene incluía alguns municípios de Minas Gerais em razão da semelhança de solo, regime climático e da situação econômica e social com o Nordeste. Ao longo dos tempos, incorporações de municípios foram feitas sem que a região Nordeste deixasse de ser a maior beneficiária dos incentivos — argumentou.
O projeto apresentado pelo deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira ainda precisa ser analisado pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).