Palácio Rural do Parque de Exposições de Unaí foi palco, terça-feira (5/12), de um evento que reuniu representantes da Gerência Regional de Saúde (GRS), Amnor, Convales, Emater, Sebrae, Ima, Fetaemg, UFVJM, Vigilância Sanitária (Estadual e Municipal), o prefeito Donizete dos Santos acompanhando da equipe da secretaria de Agricultura estiveram presentes no evento. A Feira de Inclusão Produtiva resulta do Projeto Noroeste Empreendedor. Todos os produtos expostos já receberam certificado sanitário, fruto do esforço conjunto das entidades citadas.
Nos estandes, destacavam-se rapaduras, doces variados, banana desidratada, farinha de mandioca, açúcar mascavo, iogurte, mingau de milho verde, pamonha, mandioca embalada, batata doce em pó, temperos, pães, tapiocas, hortaliças. Na ocasião produtores de Bonfinópolis de Minas puderam expor seus produtos com certificação juntamente com produtores de Unaí, Arinos, Buritis, Cabeceira Grande, Paracatu e Urucuia.
Para a certificação (garantindo a procedência e sanidade dos produtos), foi decisiva especialmente a atuação do Convales (Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas), por intermédio de sua equipe do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, composto por médicos veterinários e engenheiro de alimentos.
A certificação sanitária dos produtos, no entanto, faz parte de um projeto mais amplo (Noroeste Empreendedor). Visa promover a inclusão produtiva do agricultor familiar, por meio do trabalho em rede, para conseguir agregar valor aos produtos. Com isso, gerar ocupação e aumentar a renda do pequeno produtor rural. Para a população, a garantia do consumo de produtos de procedência confiável com validação sanitária.
Para avaliar o Noroeste Empreendedor, houve pronunciamentos dos representantes de Amnor, Convales, Superintendência da Vigilância Sanitária do Estado, Ministério Público, Embrapa e Sicoob.
Programação
A palestra de abertura do evento ficou por conta do diretor técnico do Sebrae, Anderson Cabido, que discorreu sobre “A importância da inclusão produtiva para o desenvolvimento territorial”.
Na sequência, José Juliano Espíndula, especialista em Política e Gestão de Saúde da GRS Unaí, protagonista na elaboração do projeto Noroeste Empreendedor, apresentou os resultados do projeto.
No turno da tarde, houve palestra sobre rotulagem de produtos (Emater), produção de plantas comestíveis (UFVJM) e visita técnico-explicativa aos estandes da feira.