Geração compartilhada de energia solar e fábrica social solar
Em reunião realizada no dia 05 de julho, as 10:00 horas, com a presença de 19 participantes e, contando com a presença do Sr. Prefeito municipal, da Vice prefeita e de vários vereadores, aconteceu no auditório da Prefeitura, a primeira reunião, convocada pela Administração Municipal para tratar da mobilização e organização de interessados locais em produzir de forma compartilhada energia limpa, fotovoltaica.
Estiveram representadas as seguintes entidades: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Cooperextra, Prefeitura, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Associação Riacho das Pedras, Representantes do Comércio local e diversos produtores rurais
A ideia/proposta que em síntese é: Criar uma Cooperativa de Produção Compartilhada de Energia Solar; buscar investidores, parcerias e financiamento para construir uma Central geradora de energia elétrica, com potência instalada de até 1 MW; Construir uma fábrica social solar para autoprodução de placas solares.
Em seguida, de forma dialógica e democrática, os participantes manifestaram suas opiniões e questionamentos, tencionando satisfação e interesse, no sentido de que a proposta avance, sendo tecnicamente elaborada e para que possa tornar-se realidade.
O Prefeito, ressaltou o potencial de possíveis investidores locais, produtores rurais e comerciantes que são médios e grandes consumidores de energia, e ainda lembrou da oportunidade que este projeto tem na promoção e geração de emprego e renda.