O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho.
O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.
Em Bonfinópolis de Minas o Dia Mundial do Meio Ambiente está sendo comemorando com boas notícias para o nosso planeta, tendo em vista que diversas obras e ações estão sendo executadas com o intuito de prevenir amenizar ações nocivas ao meio ambiente.
CONSTRUÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO
Está em pleno vapor a obra de construção do Aterro Sanitário. A obra que teve início em janeiro de 2019, com previsão de término para o final do ano, tem por objetivo reduzir o impacto do lixo no mundo, sobretudo da contaminação do solo, água e ar.
A estrutura que está em construção tem previsto a Usina de Triagem e Compostagem dos Resíduos que tenha valor comercial e ainda a destinação final correta os resíduos sem valor comercial, no aterro sanitário.
O aterro está sendo construído em uma área adquirida pela Prefeitura Municipal, no sentido de Riachinho, a 8 km da cidade.
MUTIRÃO DA CIDADANIA E GOVERNANÇA AMBIENTAL – BACIA DO RIBEIRÃO DAS ALMAS
Estão sendo desenvolvidas diversas ações de Cidadania e Governança Ambiental com o objetivo de preservar os nossos recursos hídricos.
As ações iniciaram na bacia do ribeirão das Almas, com o Zoneamento Ambiental e Produtivo- ZAP, em parceria com o Sebrae e a Irriganor. Após o ZAP, outras ações foram derivadas, tendo inicio a um verdadeiro “Mutirão”, que tem por objetivo sensibilizar toda a população, em especial aos produtores irrigantes e os ribeirinhos, sobre ações com o proposito de revitalizar e preservar as nascentes e as matas ciliares, além de adotarem manejos de recuperação e conservação dos recursos naturais na bacia do ribeirão das Almas.
Com esse proposito foram criados os NOES – Núcleo de Observadores e Empreendedores da Sustentabilidade das Comunidade Caldeirão/Volta/Lagoa e do Arrozal/Furado do Engenho. Os NOES têm por atribuição principal promover as ações locais nas comunidades e de mobilização e sensibilização sobre as ações, divulgando as boas praticas desenvolvidas.
Também foi criado o GTDS – Grupo Técnico de Trabalho para o Desenvolvimento Sustentável, formado por técnicos da Emater, Irriganor, IEF, Prefeitura, Câmara, Agência Vale do Urucuia e Central de Associações. Os técnicos têm por atribuição principal desenvolver e promover assistência técnicas aos moradores e nos mutirões, de modo a dotar todos com as orientações técnicas de manejo, recuperação e conservação do meio ambiente.
Dentre as ações que estão sendo desenvolvidas na micro bacia do ribeirão das Almas, estão: construção de barraginhas, curvas de nível, cercamento de veredas e principalmente assistências técnicas e orientações aos moradores. Também foi criadas duas Unidades de Referências, que são duas propriedades escolhidas pelos moradores das comunidades para serem modelos das práticas que estão sendo desenvolvidas.
As unidades de referência são: Caldeirão: propriedade do casal João e Terezinha; Arrozal: Balbino e Maria das Dores.
MUTIRÃO DA CIDADANIA E GOVERNANÇA AMBIENTAL – BACIA DO RIACHO DAS PEDRAS
Outra grande ação que está sendo desenvolvida no âmbito dos Mutirões da Cidadania e Governança Ambiental é a de recuperação do riacho das Pedras, na comunidade Riacho das Pedras.
O projeto que está sendo desenvolvida é audacioso e tem por proposito final, recuperar as nascentes que formam o riacho das Pedras.
Como é de conhecimento público, o riacho das Pedras vem secando ano a ano, o que tem trazido grandes preocupações aos moradores do Riacho das Pedras e a população geral.
Buscando soluções, foi apresentado uma proposta junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, com sede em Belo Horizonte, objetivando ações de recuperação ambiental da micro bacia do riacho das Pedras. A proposta foi aprovada no Comitê do São Francisco e agora está em fase final a aprovação do projeto executivo, sendo que reunião de aprovação pela comunidade será realizada na próxima sexta feira, dia 07/06/2019.
Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Agência Peixe Vivo, que é a Agência Gestora da Bacia do São Francisco, com o apoio do Comitê da Bacia do Urucuia.
CURSO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO TÉCNICA
Está sendo realizado na Semana do Meio Ambiente, o curso de Operador de Retroescavadeira e Pá-Carregadeira para Construção de Barraginhas. O curso que está sendo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, tem por objetivo capacitar os operadores de máquinas para a construção de barraginhas. Assim, com mais técnicas, os operadores de máquinas conseguirão desenvolver trabalhos de melhor qualidade, buscando sempre preservar o meio ambiente.
As ações práticas do curso está sendo realizada na propriedade da Senhora Aramita Moreira, mãe dos professores Wesley e Alex.
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO – ETE
Segundo o Prefeito Donizete, será apresentada em breve à Câmara Municipal, a tão sonhada proposta para a despoluição do ribeirão das Almas, com o tratamento do esgoto de Bonfinópolis.
O Prefeito Donizete disse que há em estudos duas possibilidades para a o tratamento do esgoto de Bonfinópolis: Uma através da concessão para a Copasa e outra através de construção da Estação de Tratamento pelo próprio Município.
BONFINÓPOLIS DE MINAS, quem ama cuida.