Aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro, no salão paroquial, situado na rua Unai, a Oficina de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, realizada através de parceria entre a Prefeitura Municipal de Bonfinópolis de Minas e o SEBRAE-MG. Foram dois dias em que empresários do meio urbano e rural, representantes de entidades e representantes do Poder Público e da sociedade reuniram-se para discuti sobre o desenvolvimento do município de Bonfinópolis de Minas.
A oficina foi conduzida pela consultora do Sebrae Sra. Edna Gelmini, que é especialista em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento de Território, também pela UFMG.
Na oportunidade, os presentes foram estimulados a pensar em atitudes para o direcionamento do desenvolvimento estratégico do município. A oficina também buscou direcionar estratégias e potencializar políticas públicas para criação de um ambiente favorável às micro e pequenas empresas existentes no município, a partir da análise da dinâmica territorial.
Após a diversas abordagem, os presentes na oficina definiram 4 (quatro) eixos considerados essenciais para o desenvolvimento do município:
O Prefeito Donizete comemorou a realização da oficina, destacando a importância da união entre os diversos atores da sociedade bonfinopolitana para o desenvolvimento do município. O prefeito disse que o desenvolvimento passa necessariamente pelo capital empreendedor, que são as pessoas com visão de negócio no município. Ele afirmou ainda que Bonfinópolis tem um grande potencial para desenvolver, citou o exemplo da produção agrícola da região da chapada e que devemos aproveitar com sustentabilidade o potencial hidrico do município, que é composto por 4 (quatro) micro-bacias hidrográficas, as microbacias do Santa Cruz, Almas, Santo André e Confins. Falou que o município hoje já é um grande produtor de grãos, de laranja, de leite, de bovino e suínos e que tem uma agricultura familiar muito bem organizada. O prefeito falou também da necessidade de reativar a associação comercial, como forma de potencializar mais o comércio local, uma vez que desenvolvimento passa necessariamente pelos pequenos negócios, sendo as micro empresas e empresas de pequeno porte fundamentais para o desenvolvimento econômico local.
O gerente regional do Sebrae, Marcos Geraldo Alves, que foi o responsável por trazer a oficina DEL para Bonfinópolis, também esteve presente no evento. Na oportunidade ele agradeceu o prefeito Donizete pela forte parceria que o município tem com o Sebrae, destacando que Bonfinópolis é um dos municípios que mais promove eventos apoiados pela Sebrae-MG e que essas iniciativas são essenciais para o desenvolvimento econômico local.
Diversas entidades representativas da sociedade bonfinopolitana estiveram presentes no evento, dentre elas, a Central de Associações da Agricultura Familiar; Irriganor – Associação de Irrigantes; Sindicatos dos Produtores e dos Trabalhadores Rurais; ADABEM – Associação Damas do Bem; Maçonaria; Cesec; Escolas do Município; a Câmara Municipal, através dos vereadores Livia Matos, Fernanda Oliveira, Célia Morais e Zé Lúcio.
Na oportunidade, as lideranças presentes no evento definiram o dia 11/12, como o próximo encontro para definições das primeiras ações concretas decorrentes da oficina DEL.