Após a realização do diagnóstico da Microbacia do Rio ALMAS, feito por meio do Zoneamento Ambiental Produtivo – ZAP, a Administração Municipal buscou parceria com a VALE – Agência do Vale do Urucuia para dar continuidade aos trabalhos, mais precisamente, a elaboração de um plano de ação que possa colocar em prática o processo de revitalização da Microbacia do Almas.
Assim, em conjunto com os Ribeirinhos Produtores dos Córregos Caldeirão, Furado do Engenho e Arrozal, que são afluentes do Rio Almas, e coordenado pela VALE, foram criados dois NOES (Núcleo de Observadores e Empreendedores da Sustentabilidade), sendo: NOES Caldeirão/Volta e o NOES Arrozal/Furado do Engenho, compostos por Produtores residentes ao longo da Microbacia e técnicos da Prefeitura, EMATER e IEF.
Estes Núcleos têm por finalidade colaborar na elaboração, execução e monitoramento do Plano Integrado de Ações – PARI, que possa promover junto com os produtores/moradores, a revitalização da microbacia.
O PARI está em fase de elaboração, assim bem como o mapeamento de todos os pontos que necessitem de intervenção como voçorocas e nascentes.
Na região do Caldeirão que compreende além do Caldeirão, as comunidades Volta e Formiga, composta por aproximadamente trinta famílias, para se ter uma ideia, foram mapeadas 17 nascentes e 16 voçorocas que necessitam de intervenção como cercamento, confecção de barramentos e Barraginhas e recuperação da mata ciliar.
Diante desse cenário, os membros do NOES Caldeirão/Volta, elegeram prioritariamente as seguintes ações: 1) montar uma unidade experimental em uma propriedade que receberá várias ações de práticas conservacionista seja do próprio proprietário, seja dos órgãos parceiros, para servir como modelo; 2) Capacitação sobre manejo e recuperação de pastagens; 3) Realização de oficinas sobre SAFs – Sistemas agro florestais, (quintal produtivo e cultivos sustentáveis, ABC CERRADO Recuperação de Pastagens Degradadas, Cultivo de fruticultura básica / Tratos Culturais.); 4) Organização de uma rede coletora de sementes e criar um viveiro comunitário de mudas; 5) continuidade no programa municipal de confecção de barramentos e barraginhas.
Para a efetivação dessas ações o NOES Caldeirão/Volta conta com a parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, da VALE, Agência do Vale do Urucuia, da CAAFBOM-Central de Associações, do SENAR, EMATER e IEF.
Quanto ao NOES Arrozal/Furado do Engenho será realizado um encontro para apresentar e validar o cronograma de atividades e ações nesta sexta feira, dia 30 , às 09:h da manhã NA CÂMARA MUNICIPAL.