O Projeto de recuperação hidroambiental da Sub-Bacia Hidrográfica do Riacho das Pedras, em Bonfinópolis de Minas foi um dos selecionados para receber recursos via CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco.
Ao todo foram selecionados 24 (vinte e quatro) projetos em toda a Bacia Hidrográfica do São Francisco, sendo que foram selecionados 5 projetos da Região Fisiográfica do Alto Francisco, que contempla municípios de Minas, do qual Bonfinópolis de Minas faz parte. Além do Projeto de Recuperação Hidroambiental da Sub-Bacia Hidrográfica do Riacho das Pedras, em Bonfinópolis de Minas, foram selecionados apenas mais 4 projetos de municípios mineiros.
O projeto foi apresentado pela Prefeitura Municipal em parceira com o Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Riacho das Pedras e foi elaborado pelo Engenheiro Agrônomo Julio Ayala Barreto, que é um grande incentivador da recuperação dos recursos hídricos das bacias do São Francisco.
Segundo o Prefeito Donizete, o projeto de Bonfinópolis de Minas foi apresentado em 15/06/2018, na audiência da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Alto São Francisco, em cumprimento às determinações do Edital de Chamamento Público nº 01/2018 e da Deliberação CBHSF nº 097/2017, coordenado pela Agencia de Bacia Peixe Vivo.
O resultado do Edital de Chamamento foi publicado através do Ato de Convocatório nº 017/2018, sendo que a próxima etapa é a seleção de empresas especializadas para elaboração de Termo de Referências para execução de Projetos de Requalificação Ambiental. A empresa que for selecionada terá por responsabilidade elaboração do projeto de recuperação hidroambiental da Sub-Bacia Hidrográfica do Riacho das Pedras.
Pelo cronograma da Agência Peixe Vivo, o projeto de recuperação hidroambiental da Sub-Bacia Hidrográfica do Riacho das Pedras deve ser realizado nos anos de 2019 e 2020.
Todos os trabalhos são coordenados pela Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo.
O Prefeito Donizete esclarece que a Prefeitura Municipal é parceira do Projeto e que atuará como cooperadora e fiscalizadora da aplicação dos recursos, sendo que nenhum recurso financeiro será liberado para a Prefeitura, uma vez que os recursos serão aplicados diretamente pelo Comitê da Bacia Hidrografica do São Francisco, sub a supervisão da Agência Peixe Vivo.
O Prefeito destaca a iniciativa dos moradores da Comunidade Riacho das Pedras, que sempre buscaram ações para recuperação da micro bacia do Riacho das Pedras. Em 2014 o morador Geovanio José, juntamente com outros moradores fez visita as nascentes do Riacho das Pedras e apresentou um pré-projeto do qual nasceu a ideia inicial que agora foi selecionada. Ele destaca também a cooperação dos proprietários rurais onde as ações serão desenvolvidas, em especial os senhores Zé Julio e Elpidio Domingos, que sempre se colocaram favoráveis as intervenções em suas propriedades visando a recuperação das nascentes do Riacho das Pedras.
Segue link com o Ato Convocatório nº 017/2018, da Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo:
http://cbhsaofrancisco.org.br/2017/contrato-de-gestao/atos-convocatorios/