Produtores rurais do município de Bonfinópolis de Minas estão investindo no plantio de maracujá como opção para diversificar a produção e garantir mais renda. Em 2017 com apoio da secretaria municipal de agricultura, produtores rurais assinaram contrato de venda de maracujá para a Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos (Ebba), fabricante do suco Maguary. O contrato acertado prevê o preço mínimo de compra da produção por R$ 1,30 o quilo de maracujá. O transporte até a fábrica localizada em Araguari, no Triângulo Mineiro, e a embalagem é de responsabilidade da fabricante de sucos.
Como a produção de maracujá é uma atividade nova na região, os técnicos da Emater-MG também acompanham as capacitações para atuar junto aos produtores.
Para avaliar o desempenho das primeiras plantações a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou uma reunião na câmara, que contou com a presença de membros da agricultora familiar no município que já cultivam e fornecem o maracujá para a Ebba. A reunião conduzida pela coordenadora Rita Izabel contou com a presença do prefeito Donizete dos Santos e o técnico da Emater Orismar Rocha foi uma ótima oportunidade para troca experiência entre agricultores que produzem maracujá e aqueles que pretendem aderir ao cultivo da fruta..
Outra vantagem do cultivo de maracujá é a produção consorciada a outras culturas e outras atividades, como atividade leiteira. Na comunidade Riacho das Pedras, por exemplo, o agricultor Renato Silva aproveitou o espaço de sua propriedade para de outras culturas e o plantio de maracujá. “Com o plantio consorciado, aproveito melhor a área de minha propriedade”. E isso não atrapalha a realização de outras atividades. Sempre estou cuidando e acompanhando a plantação para que produza da melhor forma. Em pouco prazo já consegui recuperar o investimento e agora o que vier é lucro. Vou continuar porque tem vale apena.
O agricultor familiar Osmar Batista da Conceição é um grande exemplo de como o cultivo do maracujá tem obtido um ótimo desempenho no município. Com apoio da Emater, ele elaborou um projeto para cultivar uma área de meio hectare, com acompanhamento correto do plantio e a polinização feita de forma correta ele já conseguiu colher em uma semana 800 Kg de maracujá.
O detalhe que chama atenção é o fato do local destinado para o cultivo ser um terreno muito pobre em nutrientes, porém as covas bem preparadas e adubadas com apoio da irrigação por gotejamento tem garantido o bom desempenho da produção.
O prefeito Donizete está muito entusiasmado com adesão dos agricultores município no cultivo do maracujá e mais ainda com os resultados apresentados por eles. Donizete entende que o município possui um enorme potencial de produção de frutas, e vê uma grande vantagem, no cultivo do maracujá pelo fato desta não atrapalhar nem impedir a produção realização de outras atividades na propriedade, sendo assim um incremento considerável no orçamento do agricultor familiar.
Ele destacou ainda que a prefeitura vai dar todo apoio necessário aos produtores rurais do município, com apoio técnico da Emater a prefeitura através da secretaria municipal de agricultura e meio ambiente vai continuar incentivando o cultivo do maracujá no município.