Através do projeto “Noroeste Empreendedor – Consolidação de parcerias para a inclusão produtiva segura e viável”, em parceria com o CONVALES, realizamos nesta quarta-feira, dia 9, uma visita na Embrapa Suínos e Aves – SC, onde fomos recebidos de maneira calorosa pelos responsáveis pela unidade. E já tivemos boas expectativas para alcançarmos bons resultados para o desenvolvimento do nosso município e região, onde já fomos sinalizados com a escolha para o projeto piloto de implantação do abatedouro móvel.
Segue abaixo a matéria publicada pela Embrapa:
Grupo de empreendedores de Unaí realiza visita técnica na Unidade
Nesta quarta-feira, dia 9, técnicos e pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves receberam uma comitiva da região de Unaí/MG para a apresentação do projeto “Noroeste Empreendedor – Consolidação de parcerias para a inclusão produtiva segura e viável”. Esse projeto abrange 24 municípios de Minas Gerais, atingindo uma área de 50000 Km2, envolvendo mais de 6500 estabelecimentos agrícolas familiares formalmente registrados e conta, ainda, com aproximadamente 50 parceiros, distribuídos entre instituições de fiscalização, gestão, assistência técnica/fomento e ensino.
O objetivo da proposta é promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável por meio do trabalho em rede para a agregação de valor, geração de renda e segurança alimentar e nutricional. Ele segue a metodologia MEXPAR (Metodologia Participativa de Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável) e está estruturado em três momentos: a) Conhecimento/Aprimoramento da realidade; b) Organização da Ação e Gestão Social; e c) Execução da Ação e Acompanhamento.
Os impactos esperados, de acordo com a equipe que apresentou o trabalho, são: o fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar, dos empreendedores individuais e da produção agroindustrial de pequeno porte; apoio aos sistemas de fiscalização; criar sistema de comercialização integrada; fortalecimento do cooperativismo e criar sistemas de produção agro ecológicos.
A Embrapa Suínos e Aves juntamente com a Engemaq estão sendo prospectados para contribuir com os Abatedouros Móveis, inicialmente. Entretanto, outras possibilidades de contribuição também foram consideradas, como os materiais genéticos de aves e suínos, além de informações técnicas que se aplicam a estas espécies.