Aconteceu no dia 17 de julho no Salão Paroquial a VIII Conferencia Municipal de Saúde com tema SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE PARA CUIDAR BEM DAS PESSOAS – DIREITO DO POVO BRASILEIRO, com participação de 150 pessoas. Esteve presente o EXMO prefeito Donizete Antonio dos Santos, Jose dos Reis Domingos Silva Secretário Municipal de Saúde, representantes do Poder Legislativo vereadores Fernanda Oliveira, Reginaldo Palma, José Lúcio, Manoel do Ima, Neuber Simões e Zezinho Tucano, Luiz Araujo Diretor da Gerencia Regional de Saúde de Unaí e Maria Lenice da Atenção Primária da Gerencia Regional de Saúde, conselheiros municipais de saúde, enfermeiros e demais profissionais do município, secretários da administração, Pedro Evangelista e Thaiza Marcovig da Secretaria Municipal de Saúde de Uruana de Minas. O evento foi muito importante para usuários e participantes avaliar os serviços públicos de saúde prestados e propor melhorias no sistema com apresentação de propostas para os 3 níveis de governo.
Segue abaixo propostas apresentadas pela comunidade por eixo temático:
Eixo: I – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade
2 – Aquisição de Unidade Móvel de Saúde para atendimento na zona rural.
Eixo: II – Participação e Controle Social
7 – Implantação de Hospital Regional centralizado visando reduzir danos a saúde da população.
Eixo: III – Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde
4 – Investir na carreira pública para os servidores, realizando concursos públicos pelo Regime Jurídico Único (RJU) com plano de carreira para contratação de profissionais de saúde para o SUS, abolindo todas as formas de precarização do trabalho.
Eixo: IV – Financiamento do SUS e Relação Público – Privado
3 – Aumentar a quantidade de procedimentos pelo SUS adequando a realidade dos valores da tabela SUS.
Eixo: V – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde
1 – Criar um plano terapêutico de acordo com a necessidade dos agravos da população residente das micro áreas de saúde, com apoio de psicólogos, garantindo a implantação do CAPS.
Eixo: VI – Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS.
Eixo: VII – Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS.
2- Otimizar a implementação do E-SUS;
3- Ampliar as pesquisas que envolva os medicamentos utilizados na atenção AB, visando melhorar a lista de medicamentos do SUS, com intuito de combater as endemias (Sífilis, Chagas, Leishmaniose, Tuberculose e HIV);
4- Ampliar as vagas regularizadas pelo SUS-Fácil;
Durante o evento foi escolhido 04 delegados para defender as propostas na etapa estadual que acontecera em Belo Horizonte no período de 01 a 04 de setembro.